Dentes escuros, com manchas ou de cor amarelada? Se pretende ter um sorriso mais branco e luminoso, o branqueamento dentário pode ser a solução adequada para si. Deixamos aqui algumas questões e esclarecimentos sobre o procedimento de branqueamento.
Em que consiste o branqueamento dentário?
O branqueamento dentário consiste na eliminação do pigmento causador de escurecimento, através da aplicação de um agente branqueador na superfície dos dentes. Este processo passa por uma reação mediada por oxigénio e que resulta no clareamento dentário.
O branqueamento dentário remove todas as manchas?
Remove a maioria dos pigmentos responsáveis pelo escurecimento dos dentes. No entanto, alguns tipos de manchas não respondem a este tratamento. Nestes casos, o médico dentista apresentará alternativas mais adequadas para o objetivo pretendido.
Que tipo de branqueamentos existem?
Há dois tipos de branqueamento, o realizado em consultório e o realizado em casa, ambos sob as orientações do médico dentista.
No consultório, o branqueamento é realizado pelo médico dentista e proporciona resultados imediatos após o tratamento.
O branqueamento em casa é efetuado pelo próprio paciente com maior tempo de tratamento, onde se utilizam goteiras com um gel branqueador. A vantagem desta modalidade é um maior grau de clareamento e menos sensibilidade dentária.
As pastas branqueadoras são eficazes?
A pastas branqueadoras têm um grau maior de abrasividade sendo muito eficazes para remover pigmento acumulado, contudo não branqueiam o dente.
O branqueamento provoca sensibilidade dentária?
Alguns pacientes sentem aumento da sensibilidade durante o branqueamento dentário. No entanto, na Clínica Faciem, temos métodos complementares para o ajudar a fazer um ótimo controlo da sensibilidade dentária.
Quanto tempo dura o efeito de branqueamento dentário?
O tratamento é duradouro, mas a manutenção da cor mais branca depende em parte e diretamente do comportamento do paciente. Tabaco, consumo de alimentos com corantes, café, vinho ou refrigerantes, contribuem para a alteração da cor dos dentes.
Há também fatores externos ao seu comportamento, como o processo natural de envelhecimento, a acumulação de tártaro, a desvitalização de um dente ou até mesmo um traumatismo que podem ter um impacto negativo sobre a cor dos dentes.
Quais os cuidados após o branqueamento dentário?
Após o branqueamento é fundamental manter uma boa higiene oral para prevenir o aparecimento de novas manchas de pigmentação. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dentário pelo menos uma vez por dia e se possível um irrigador oral para uma limpeza mais profunda. Estes cuidados contribuirão para a maior durabilidade do resultado do seu branqueamento.
Evitar o tabaco e alimentos e bebidas que possam provocar manchas também contribui para uma maior durabilidade do seu branqueamento
Quanto custa um branqueamento dentário?
O investimento num branqueamento dentário varia de acordo com o tipo de branqueamento e as necessidades específicas de cada paciente. Se pretender uma proposta ajustada ao seu caso, entre em contacto conosco.