A falta de um ou mais dentes é um problema comum que interfere negativamente no equilíbrio de toda a estrutura dentária, na função de mastigação, na dicção, bem como na autoestima dos pacientes. A perda de dentes pode ocorrer devido a traumatismo, doenças orais ou alterações congénitas.
Os Implantes Dentários são indicados para mim?
Esta decisão passa em primeiro lugar pela realização de uma avaliação profissional para conhecer ao pormenor o seu quadro clínico e apurar as suas necessidades, tendo sempre em consideração as suas expectativas e desejos.
Porque optar por um implante dentário?
Por que é a solução que mais se aproxima dos dentes naturais, tanto a nível estético como funcional. O ganho de conforto e confiança extraordinários.
O que é o implante dentário?
O implante é uma estrutura com um formato cónico, lembrando um parafuso. Na maioria das vezes os implantes são em titânio e substituem a raiz natural do dente no osso maxilar. O material é 100% biocompatível resultando na união entre o osso e a superfície do implante (osteointegração). O implante serve de suporte a uma prótese ou coroa, em tudo semelhantes à cor e formato do dente natural.
Como é realizado o procedimento de implante?
Através de uma pequena cirurgia em regime de ambulatório
Quais as principais vantagens do implante?
- Recuperar uma ou várias peças dentárias dadas ausentes
- Aspeto estético natural
- Previne a perda óssea provocada pela ausência de dentes
- Permite uma melhor higienização do que outras soluções
- Recuperar a função de mastigação, evitando um desgaste excessivo dos restantes dentes naturais.
- Permitem uma dicção correta.
- Mastigação apropriada para uma digestão eficaz
- Evitam a deslocação dos dentes remanescentes
Há algum impedimento para colocar um implante?
A colocação de Implantes é um procedimento que apresenta poucas contraindicações, podendo ser utilizado pela maioria das pessoas que apresentam falta de um ou mais dentes. Contudo a avaliação e diagnóstico devem sempre passar por um profissional especializado em implantologia.
O processo é doloroso?
A colocação de Implantes é realizada sob o efeito de anestesia, pelo que será indolor. Após a intervenção é por vezes relatada uma sensação de desconforto. edema (inchaço) e aumento da sensibilidade. A medicação receitada para o pós operatório contribuirá para prevenir e aliviar estes sintomas.
Os Implantes Dentários podem ser rejeitados?
Os Implantes são em titânio, um material biocompatível com os tecidos do corpo. O organismo aceita-o, ativando os mecanismos de regeneração e estimulando a sua fixação ao osso, num processo designado por osteointegração. A probabilidade de rejeição é muito baixa, mas ainda assim não é nula.
Qual o tempo de vida útil dos Implantes?
O tempo de vida útil dos Implantes Dentários pode estender-se pelo resto da vida. O material utilizado é de elevada resistência e a sua capacidade de integração na boca é perfeita, cumprindo a sua função com eficiência, por muitos e bons anos.