A decisão de avançar com uma correção estética ou funcional da dentição é geralmente precedida por um conjunto de dúvidas que assolam a maioria dos pacientes, por isso deixamos os esclarecimentos às questões que nos são mais frequentemente colocadas.
O que é a ortodontia e qual a sua função?
A ortodontia é a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares.
O ortodontista aplica várias técnicas de prevenção e correção do crescimento e posicionamento dos dentes e da estrutura óssea da face para fins estéticos e funcionais.
Quais os benefícios do tratamento de ortodontia?
Melhoria da estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da auto-estima.
Correcto alinhamento dos dentes.
Promove a melhoria da higiene dentária e consequente diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas.
Melhoria da função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com os consequentes benefícios que daí derivam para a saúde e bem-estar geral dos pacientes
Em adulto, benefícios de usar aparelho?
Adultos também beneficiam do tratamento com Ortodontia.
No adulto o tratamento pode ter desafios próprios de cada idade, mas conduz a resultados incríveis que permanecem por toda a vida.
Que tipo de aparelhos existem e qual devo utilizar?
Existem diferentes tipos de aparelhos, fixos ou removíveis, metálicos ou invisíveis. Compete ao ortodontista avaliar qual deles é recomendado em função dos objetivos a alcançar em cada caso concreto.
Por quanto tempo preciso usar o aparelho?
O ortodontista precisa avaliar o paciente e o grau de severidade do problema a ser corrigido. O período de tempo variará em do grau de complexidade dos problemas a tratar, da resposta individual do paciente e do cumprimento por parte deste com as indicações do médico dentista.
Os aparelhos provocam dor ou desconforto?
Nos primeiros dias após serem colocados ou ajustados é frequente os pacientes relatarem sensibilidade ao toque e à mastigação. O desconforto tende a cessar, voltando a normalidade.
Quais os cuidados de higiene necessários?
Quando a opção é o aparelho fixo há necessidade de uma mudança significativa na higiene da boca. Os brackets e arcos dificultam o escovar e a utilização do fio dental. A higiene requer cuidados redobrados para evitar que sejam desenvolvidas placa bacteriana, cáries e problemas gengivais.
É necessário proceder à extração de dentes?
O ortodontista precisa avaliar detalhadamente essa necessidade, que nunca será a sua primeira escolha. Com recurso aos mais recentes sistemas de ortodontia a extracção dentária é cada vez menos necessária.
No fim do tratamento, vou precisar usar uma contenção?
A manutenção do sucesso de uma intervenção de ortodontia passa pela contenção utilizada depois de retirar o aparelho. Ela é essencial para manter os dentes na nova posição.