É a área da Medicina Dentária dedicada ao diagnóstico e tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes, geralmente gengivite e periodontite.
Como sei que as minhas gengivas estão doentes?
Se apresentar um ou vários destes sintomas:
Inflamação (gengiva muito vermelha), sangramento (espontâneo ou durante a escovagem), pus na gengiva, alteração de cor e da posição da gengiva (retração), aumento da sensibilidade dos dentes, mobilidade dentária, alteração da posição dos dentes, mau sabor ou mau hálito, entre outros.
A doença periodontal tem cura?
O tratamento desta condição consegue travar o avanço da doença.
O sucesso é possível com a cura ou pelo menos, com estabilização da doença, na medida em que muitas manifestações da doença periodontal são tendencialmente crónicas.
Para estes pacientes é fundamental manter consultas regulares de manutenção para evitar o avanço da doença.
A higiene oral é suficiente para controlar a periodontite?
A higiene oral adequada é muito importante, mas não suficiente para travar o avanço da doença. É imprescindível manter um tratamento especializado feito por um periodontologista para de facto tratar a doença periodontal.
Os meus implantes dentários podem ser afetados?
Estando em causa uma doença que ataca as estruturas que suportam os implantes, de facto esta pode comprometer os implantes. Este é mais um motivo pelo qual o paciente deve manter uma monitorização e tratamento adequado da doença periodontal, de modo a acautelar o bom estado dos seus implantes.