A Toxina Botulínica é amplamente conhecida pelo nome comercial da marca de referência Botox ®. O processo de aplicação de toxina botulínica é muito comum entre homens e mulheres que visam minimizar os sinais de envelhecimento. Mas saiba que esta substância pode também ser utilizada de forma preventiva. Deixamos os esclarecimentos às questões que nos são mais frequentemente colocadas pelos nossos pacientes.

O que é a toxina botulínica e para que serve?

É um medicamento feito a partir de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Muito eficaz para uma variedade de distúrbios em várias condições médicas, em estética facial médica é usado para relaxar a expressão e o olhar, minimizar o aspeto de rosto cansado, intervindo sobre as rugas dinâmicas e marcas de expressão.

Sob as mãos de um profissional médico experiente, obterá resultados naturais que tratam e previnem a formação de rugas na pele.

Pode ser aplicado em várias áreas do rosto, como , testa, zona ocular lateral, área entre sobrancelhas, correção do sorriso gengival, contorno facial e pescoço.

Como decorre o tratamento com a toxina botulínica?

A aplicação do botox é realizada em ambulatório, no consultório por meio de injeções da substância em pontos específicos de acordo com o que se pretende corrigir ou melhorar.

Antes do procedimento, é feita a limpeza da pele e a aplicação de um creme anestésico para diminuir algum desconforto residual inerente ao processo de aplicação. O tratamento demora entre 20 a 40 minutos.

Com a toxina podemos relaxar e paralisar o músculo, dependendo da dose e concentração utilizada.

Que benefícios posso alcançar?

  • Diminui os efeitos das rugas, contendo ao máximo a hiperatividade muscular do rosto
  • Deixa as marcas de expressão mais suaves
  • Suaviza as expressões faciais
  • Previne a formação de novas rugas
  • Relaxa o músculo tratado
  • Proporciona resultados naturais sem alterações de volume

Cuidados a ter no pós-procedimento

  • Após a aplicação da toxina botulínica, deve evitar:
  • Mexer ou massajar a zona tratada
  • Exposição ao sol
  • Exercício físico intenso
  • Uso de cosméticos inadequados
  • Deitar-se nas quatro horas seguintes à aplicação.
  • Ingerir álcool em excesso

O resultado da toxina botulínica é imediato?

No tratamento com botox os efeitos não aparecem e desaparecem instantaneamente.

Geralmente o efeito começa a ser percebido a partir do segundo ou terceiro dia pós tratamento, e vai-se instalando progressivamente ao longo dos dias seguintes. O efeito é máximo 10 a 14 dias pós tratamento.

Durante quanto tempo vou beneficiar da toxina botulínica?

Uma vez atingido o efeito máximo, ele mantém-se estável por cerca de 2 meses (aproximadamente), começando depois a desaparecer lentamente. Assim, os benefícios do tratamento com botox são usualmente sentidos até por volta dos 4 a 6 meses pós tratamento.

Para esta duração contribuem vários fatores, a incluir as especificidades individuais de cada paciente. Cada pessoa responde de forma diferente à toxina botulínica.

O que está ao meu alcance fazer para que o efeito da toxina botulínica dure mais tempo?

Escolha um Médico Dentista ou um Médico, com experiência e formação nesta área de atuação. A Toxina Botulínica é um medicamento e deve ser manuseado por profissionais de saúde habilitados.

Não confie em “low costs” e promoções. A administração de doses menores ou de soluções mais diluídas reduz a eficácia, e da mesma forma, a duração.

Nas 24 horas pós tratamento evite exercício físico intenso, exposição a fontes de calor, como banho turco, saunas e sol.

A suplementação com Zinco, em casos de deficiência neste oligoelemento, também está associada a uma otimização do tratamento com Botox.

Skincare. Uma rotina cosmética potenciadora da qualidade da pele, que priveligie a hidratação e elasticidade são fundamentais. Ingredientes como o ácido hialurónico, retinol e filtros solares são chave.

Tratamentos complementares em consultório que melhorem a qualidade da pele como skinboosters, microagulhamento e peeling otimizam e prolongam os resultados do tratamento com toxina botulínica.

Hábitos como a prática de exercício físico de alta intensidade também parecem ter um efeito redutor.

A exposição em solários também reduz a eficácia da toxina botulínica, não negligenciando aqui os outros riscos como o do cancro da pele e mesmo o envelhecimento precoce cutâneo.

Precisa de mais informações?