A falta de dentes torna o sorriso mais tímido e afeta a autoconfiança do paciente.

As próteses dentárias têm a função de repor dentes que estejam em falta, com o objetivo de repor a função mastigatória, bem como melhorar a fonética e estética do paciente.

A prótese dentária oferece a reposição de uma Sorriso aberto e confiante, bem como da qualidade de vida que só uma dentição completa oferece.

Prótese fixa ou removível, quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

A prótese fixa não pode ser removida pelo paciente, apenas pelo médico-dentista no consultório. Pode ser colocada sobre dentes ou implantes dentários.

Este tipo de prótese consegue dar ao paciente conforto na mastigação, segurança de fixação e estética próximas de uma estrutura natural. Apesar de não poderem ser removidas pelo paciente, este pode facilmente levar a cabo algumas técnicas com o auxílio de equipamentos que permitem a manutenção de uma boa higiene oral e da prótese.

A prótese fixa sobre dentes pode implicar um desgaste dentário mas as técnicas actuais são cada vez mais conservadoras.

Já a colocação sobre implantes dentários tem a vantagem de estabilizar a reabsorção óssea, pelo facto do mesmo ser estimulado. Contudo a sua colocação depende da quantidade e a qualidade do osso de cada paciente.

A prótese removível pode ser retirada da boca com facilidade e a qualquer altura pelo paciente. Para estas próteses ficarem mais estáveis, podem apoiar-se nos restantes dentes naturais do paciente, diretamente nas suas gengivas ou ainda sobre implantes.

O facto de serem removíveis facilita o processo de higienização das mesmas.

As próteses removíveis são uma ótima solução quando por algum motivo, de saúde ou outro, não for viável uma opção fixa.

A característica de ser removível pode implicar alguma insegurança ao falar ou comer.

A capacidade de mastigação é menor do que a das estruturas fixas ou dos próprios dentes naturais.

Tem a necessidade de ajustes frequentes pelas alterações a nível ósseo e gengival que a ausência dos dentes naturais promove com o passar do tempo.

Prótese fixa ou removível, quais as diferenças em termo de custo?

A prótese removível é a solução que à partida representa um menor investimento no curto prazo.

No entanto, se considerarmos a longo prazo todos os custos de manutenção e ajustes necessários, o valor poderá ser no total superior às opções fixas.

A prótese fixa sobre implantes é a solução que acarreta um investimento maior.

Prótese removível ou fixa, qual é a melhor solução?

A melhor opção é aquela que melhor se adequa ao seu caso em concreto. Deverá ser feita uma avaliação prévia ao seu caso, ao seu estado geral de saúde e expectativas. Esta análise definirá a melhor solução para Si.

Na consulta prévia ficará a conhecer todas as soluções à sua disposição e assim poderá tomar uma decisão mais informada e consciente, optando pelo procedimento que lhe for mais conveniente.

Precisa de mais informações?